top of page

O BOM LEGADO - CONQUISTAS DE 2019

Para muitos o Rugby é um esporte violento, sem proteção, e com teor único de testosterona. Mas isso só se torna conceito para quem o desconhece, para quem não se dá oportunidade de perceber o quanto de aprendizado pode-se obter com esse esporte.

O campo não é apenas um espaço em formato retangular composto por grama, neve, areia, etc. O campo é mais que isso, é a sua casa, aquela que você tem o prazer de pisar, de colocar os pés e dar seu suor por ela. Quem entra achando que ali é apenas mais um lugar, não sente de fato a energia que o ambiente emerge, perde-se então a mais grandiosa energia de prazer e bem estar já encontrada no esporte.

A bola não é apenas um objeto de formato oval, no qual se joga para um lado e para o outro sem o menor cuidado ou pretensão. A bola deve ser vista como uma criança recém-nascida, nós não a jogamos, nós a entregamos a quem confiamos, e confiar não se trata de escolha aleatória, se trata de o time ser um só, confio no outro como a mim mesmo. Se a bola cai, há grandes chances de perda, bem como uma criança que cai, há grandes chances de traumas e alguns talvez irreversíveis, pois, todo cuidado é pouco!

O tempo sempre está correndo contra nós, mas o tempo não foi feito para colocar pressão, para colocar medo, o tempo foi feito para ser seguido. E cronologicamente devemos saber o tempo de passar a bola, de se jogar, de correr, de cair e viver aquele momento. Quando faltar pouco tempo para o término da partida em jogo, principalmente nos quais estamos perdendo não devemos pensar: “nossa! só temos isso de tempo” mas devemos enfrenta-lo como: “ainda temos isso de tempo”. Essa atitude muda absurdamente a pulsão de garra dentro de cada um de nós e automaticamente dentro do time.

Falando em time, o que seria um time? Bem, eu prefiro tratar como família. Família que cada sujeito contribui do seu jeito ímpar de ser, sujeitos caracterizados pelas suas peculiaridades, suas diferenças, suas crenças e seus costumes. No entanto, não importa o quão diferentes os membros dessa família sejam, nada contribui para que deixemos de pensar como uma família, agir como uma família ou lutar como uma família. O time é isso, é um grupo de pessoas que unem suas habilidades em prol do todo, sendo assim acabam se tornando um só, correndo na mesma direção, buscando o mesmo objetivo e almejando a mesma vitoria. Como um edifício o time não permanece harmonicamente sem sua base, um pilar é suficiente para o desequilíbrio do todo. Particularmente eu nunca tinha visto dentro de uma partida de qualquer esporte tanta plasticidade como em jogos de Rubgy, as pessoas se transformam para suprir o que faltou naquele momento, trocam de posições e dão seu máximo em busca do equilíbrio do time, da família.

O Try é a busca imediata, da satisfação momentânea, uma pontuação que motiva, que valoriza, que enxerta o peito de orgulho, mas como toda satisfação momentânea, vicia! E é nesse vicio que devemos nos manter, durante grande parte ou quem sabe todo o tempo do jogo, de momentos a momentos, conquistamos a satisfação duradoura, a vitória!

O Kick-off deve ser feito com maestria, é o momento do início, da busca, da conquista, ali deve estar concentrada toda garra para alavancar o resultado. Tackle não significa apenas parar o outro, é mais que isso, e deter o seu adversário e concentrar força no intuito de parar, estagnar, arrancar, derrubar a estratégia do outro. O Scrum deve ser a disputa nas veias, na força do peito, do pescoço, do ombro, das pernas, é a força propulsora e por que não de intimidação no contato com o outro.

O Rubgy é motivação, integração, é amizade, respeito, é irmandade, é um eterno “de vir a ser”, um movimento, um objetivo, uma tradição, uma paixão, quem sabe um amor, uma distração, para muitos o Rugby é bem mais que um simples esporte, é um estilo de vida!

Ganhar não se restringe em placar, ganhamos experiências, humildade, carisma, reconhecimento, acolhimento, amizades e muitas mais coisas no rugby, basta que não olhemos apenas para o "abismo", em tudo de ruim sempre existirá um lado bom. Demos nosso sangue, e aprendemos com a experiência um do outro. Somos rugby, somos família, somos estilo de vida. Nada deve se resumir a um jogo, somos o todo e não a parte, e olhando para trás essa família cresceu intensa e progressivamente, nos orgulhemos disso. Afinal olha onde chegamos. Ninguém nasce correndo, e a vida é uma construção sem tempo de descanso, mas só aprende quem tem humildade para reconhecer seus erros e coragem suficiente para melhorar.

Não importa o cansaço, a dor, o medo, a ansiedade, a falha, a decepção, tudo se renova tudo passa, tudo melhora, temos oportunidade de estar aqui, e garanto que não é para cometer o mesmo erro, é para lutar, modificar as sensações, as percepções, é para dar o nosso melhor, para ir além do que acreditamos que podemos ser. É para superar quaisquer expectativas, sejam elas pessoais, ou as que outros depositam em nós.

"Eu tô aqui com uma missão de mudar o rumo da nossa historia, e tenho grande privilégio de não estar sozinho nessa, meu time pode até não ser composto por jogadores da Africa do Sul ou da Nova Zelândia, mas são os jogadores mais essenciais na busca dessa mudança, são os que eu preciso, são minha família, são meus amigos, são meus irmãos."


Valeu por tudo!

Oré Acemira!

Somos Acemira!


Parte daquilo que faz o rugby ser o que é, é reconhecer que não são apenas jogadores e técnicos envolvidos. São diversas pessoas que aprendem, admiram e ensinam! Como é maravilhoso saber que em cada ser existe um mundo inteiro capaz de nos ajudar em todas as horas. Celebramos os bons resultados de 2019, certos de que muitas mais conquistas virão, não apenas dentro de campo, mas em nossas vidas. O LEGADO se mantém. Homenageamos orgulhosamente todos os kaluanãs que por aqui passaram.


- CAMPEÕES DO 1° TORNEIO PARAENSE DE RUGBY 10 A SIDE MASCULINO - 10/03/19

- 4° LUGAR NA 1° ETAPA DO PEQUI SEVENS FEMININO 2019 (BRASILIA) - 30 E 31/03/19

- PARTICIPAÇÃO DE ACEMIRAS REPRESENTANDO O PARÁ NO INTERCÂMBIO PI/PA - 15 e 16/06/19

- 2° E 4° LUGARES MASCULINO - BEACH RUGBY BELÉM 2019 - 13-07-19

- 2° LUGAR FEMININO - BEACH RUGBY BELÉM 2019 -13-07-19

- 1° LUGAR MASCULINO E FEMININO NA 1° ETAPA DO PARÁ SEVENS - 14/09/19

- 1° LUGAR FEMININO E 3°LUGAR MASCULINO NA 2° ETAPA DO PARÁ SEVES - 26/10/19

- 1° LUGAR MASCULINO E FEMININO NA 3° ETAPA DO PARÁ SEVENS - 30/11/19

- CAMPEÃO MASCULINO E FEMININO DO CIRCUITO PARAENSE DE SEVENS 2019 - 30/11/19


OBRIGADA!


Apoio:

Escola de Aplicação da UFPA




Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
bottom of page