top of page
Explodindo o mito - Como 'Futebol' tornou-se 'Rugby'
Esqueça o mito de William Webb Ellis. Esta é a história real e é muito mais complexa.

Havia pelo menos sete escolas que jogavam suas próprias versões do que era conhecido como "futebol" nos primeiros anos do século 19.

As escolas eram estas:

  • Eton

  • Grade

  • Charterhouse

  • Westminster

  • Winchester

  • Shrewsbury

  • Rugby

Estes jogos de "futebol" tinha pouca relação com o futebol moderno ou rugby e foram executados e geridos pelos jovens praticantes com nenhuma influência dos mestres. Os jogos foram, em grande parte, derivados da movimentação turbulenta com as mãos e pés dos jogos de "futebol popular" da Idade Média, na qual uma aldeia jogava contra outra aldeia vizinha utilizando grandes áreas de terra e poucas (ou quase nenhuma) regras.

Havia muitas semelhanças entre as diferentes versões do "futebol" jogado pelos meninos nestas escolas. Cada partida tinha usava uma única bola, tinha duas equipes, dois "gols" e era jogado em um campo retangular com uma linha central paralela às linhas do gol. Em Eton, "futebol" era conhecido como o "Field Game" - o famoso "Game Wall" derivou-se depois. A maioria dos estudantes jogadores podiam controlar a bola com a mão, por exemplo, e até mesmo ser capaz de pegá-la para reivindicar um "mark".

No entanto, havia diferenças fundamentais entre as versões de cada escola de "futebol", e sempre quando  os meninos dessas distintas escolas quisessem se reunir para jogar, havia um problema. Meninos que tinham estado em Eton poderiam jogar contra meninos que tinham estado em Eton e rapazes que tinham estado em Harrow poderia jogar contra meninos que tinham estado em Harrow, mas eles não poderia jogar entre si.

Se, em uma mesma partida, havia jogadores de escolas diferentes participando em uma mesma partida, geralmente o que se via era um caos. É relatado que, quando, em um certo jogo, os meninos que tinham estado em Rugby começaram a correr com a bola nas mãos, enquanto que os meninos que tinham estado em Eton gritavam com raiva.

Temos relatos de um jogo particular, disputado entre Etonians e Harronians na Universidade de Cambridge em novembro 1862.

As regras para este jogo parecem ter sido produzidas, aproveitando as regras comuns entre as escolas, eliminando o resto. Em certas ocasiões (quando as equipes tinham que decidir entre as regras conflitantes) as regras de uma escola era jogada no primeiro tempo e a regras da outra na segundo tempo.

Foi feita uma tentativa para criar um código único que permitiria com que todos pudessem jogar uns contra os outros, sem discordância. E assim surgiu a "Associação de Futebol" (AF).

A palavra "soccer" é derivado da palavra "association". Esta nunca foi a intenção. No entanto, que este código firmado tomaria o lugar de todas as outras regras das escolas e, eventualmente, tomaria o lugar delas - que é exatamente o que aconteceu quando a popularidade do futebol explodiu.

Nas reuniões originais da Associação de Futebol em 1863, os clubes foram convidados a participar, independentemente do tipo de futebol que jogavam. Por conseguinte, existiam membros de equipes como Blackheath, que jogavam futebol de acordo com as regras da escola de Rugby.

O enviado de Blackheath, Francis Campbell, saiu depois de alguns encontros com a AF, quando deixou claro que o hacking (combater abaixo do joelho) não seria permitido. Ele também deve ter percebido que correr com a bola nas mãos (a principal característica distintiva do jogo de futebol Rugby escola) também estava sob a pressão dos outros representantes das escolas.

As leis originais da Associação de Futebol permitiu com que a bola pudesse vir a ser segurada e uma mark a ser feito. No entanto, com a saída do represenante mais favorável ao futebol da Rugby School, a AF logo removeu a maioria das leis de manuseio com a mão, e o novo jogo futebol tornou-se o principal.

Evidências das primeiras regras de manuseio com a mão ainda podem ser vistas através do goleiros e dos lançamentos laterais.

Jogadores das principais escolas públicas foram, ao longo do tempo, aceitando o novo código do futebol. No entanto, os meninos que jogaram "futebol" na escola de Rugby acreditavam que a diferença era muito grande e eles continuaram a jogar seu próprio "futebol".

Assim, o futebol da escola Rugby não apenas sobreviveu, mas prosperou, enquanto os das outras escolas desapareceram, em grande parte.

 

Em 1871, os clubes que estavam jogando Rugby Footbal- como era conhecido agora, em oposição à Associação de Futebol - precisavam de sua própria federação. Então fundaram a Rugby Football Union e a divisão entre Rugby e o resto estava completa.

Texto traduzido e adaptado de England Rugby.

bottom of page